Feira de SantanaSaúde

Drive thru de diagnóstico da Covid marcado por agilidade

Agilidade e eficiência. É assim que os pacientes descrevem a nova unidade drive thru, para coleta de amostras dos casos suspeitos da Covid-19, implantada pela Prefeitura de Feira no terminal do BRT – localizado na avenida Nóide Cerqueira.

No local é realizado o exame RT-PCR, de diagnóstico para a doença. O resultado é entregue ao paciente entre 5 e 7 dias. O serviço teve início nesta quinta-feira, 9, e agradou a estudante de Direito, Robervânia Nunes.

“É um local com pouco trânsito, além de ter um atendimento muito eficiente e rápido. Precisei do serviço e estou muito satisfeita com a segurança que me passaram durante a coleta”, afirma.

As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 08h30 às 11h30. O atendimento pode ser por demanda espontânea ou agendamento – realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além do drive thru, 7 policlínicas, 2 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro Social Urbano (CSU) e as Unidades de Saúde da Família Rua Nova I e II, Barroquinha, Corredor dos Araçás e Liberdade I, II e III também realizam o exame PCR – um total de 15 unidades em Feira de Santana.

Somente este ano, de janeiro a maio, foram 55.129 exames feitos. O serviço antes era realizado no estacionamento da Secretaria Municipal de Saúde.

“Optamos por essa mudança para atender melhor a comunidade e também garantir mais conforto para os profissionais que atuam na realização dos testes. São exames feitos por demanda espontânea, ou seja, sem agendamento, como também por meio de marcação”, explica a diretora de Rede Própria da Secretaria Municipal de Saúde, Joana Queiroz. 

SOBRE O EXAME

O exame é feito com amostras de secreções respiratórias retiradas do nariz ou garganta por swab – espécie de bastonete gigante. A coleta é feita por profissionais da Saúde. Todos eles com os equipamentos de proteção individual para evitar contaminação.

O PCR comprova a infecção nos dias iniciais. Os critérios para a notificação são determinados pelo Ministério da Saúde, através do relato de sintomas que o paciente apresenta. Todas as orientações para isolamento domiciliar, cuidados respiratórios e entre outros são prestadas nas unidades.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Roberta Costa – SECOM/PMFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *