Esportes

Bahia de Feira é certificado como Clube Formador pela CBF

A Associação Desportiva Bahia de Feira recebeu, pela Confederação Brasileira de Futebol, o certificado de Clube Formador, o que garante à instituição o direito de requisitar indenização pela formação de jogadores.

Os clubes que têm o CCF são incumbidos de fazerem um investimento financeiro importante nas suas categorias de base para garantir a boa formação dos atletas. Além disso, o clube passa a ter certos direitos a eles garantidos que não são usufruídos pelos clubes que não dispõem do certificado.

Advogado do clube, o Dr. Milton Jordão comenta sobre a importância de receber o certificado. Segundo ele, é um feito que deve ser celebrado. “A obtenção do certificado de Clube Formador por parte do Bahia de Feira revela muito à comunidade esportiva, em especial do futebol, em nosso estado. É um grande feito que deve ser celebrado. Esta certificação garante ao clube direitos na proteção daqueles que investem com seriedade e afinco na base, garante o devido amparo legal contra investidas espúrias e assédios indevidos junto aos atletas que fazem parte da base”, e continua.

“De fato, é um marco que coloca a Associação Desportiva Bahia de Feira no seleto grupo de clubes de futebol que atendem a essa exigência da lei. O Bahia de Feira é um dos poucos clubes do nordeste a ter o certificado de clube formador e o PRIMEIRO do interior da Bahia”, pontuou.

A vice-presidente do Tremendão, Mayara Correia, reafirma a importância do certificado. No seu ponto de vista, saber que o Bahia de Feira é clube formador é a resposta do grande trabalho que a diretoria realiza em prol da instituição.

“Para nós, da diretoria, é a consolidação do trabalho que estamos realizando, e com isso nossas responsabilidades só aumentam. O time que tem o certificado de clube formador faz um investimento financeiro importante nas suas categorias de base para garantir a boa formação dos atletas e ter a garantia de alguns direitos, como assinar o primeiro contrato profissional com o atleta e o direito de preferência de renovação”, e prosseguiu.

“Temos garantia legal no combate ao aliciamento de terceiros; o recebimento de todos os investimentos na formação, se o clube formador ficar impossibilitado de assinar o primeiro contrato especial de trabalho desportivo por oposição do atleta, ou quando ele se vincular, sob qualquer forma, a outro clube, sem autorização expressa do clube formador, dentre outros. O clube formador atesta, acima de tudo, que o Bahia de Feira cumpre com as condições humanas na formação de jovens atletas”, concluiu.

Agora, o Tremendão se junta ao grupo que ainda tem clubes como Flamengo, Fluminense, Grêmio, Palmeiras, Santos, São Paulo, dentre outros gigantes do futebol nacional.

Fonte: Ascom/Grupo Nobre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *