Natureza

Crianças colocam a mão na terra em horta no Centro de Educação Antônio Carlos Machado

Uma horta produzida pelas crianças e professores na área da própria escola. A novidade é uma conquista do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Antônio Carlos Machado, localizado no Feira VII, que já sonhava em ter uma produção orgânica. Na manhã desta quarta-feira, 8, a comunidade fez o primeiro plantio.

Ainda como parte da programação da Semana do Meio Ambiente, a atividade marcou também o encerramento do projeto “O Que Tem Dentro Desta Cesta?”, no qual as crianças de dois e três anos aprendem sobre a importância de ingerir alimentos ricos em nutrientes. Elas também produziram receitas saudáveis, experimentaram frutas, legumes e ainda plantaram hortaliças. O Centro de Educação atende a 120 crianças.

“Era um anseio nosso por que nossas crianças vão crescer junto com a horta e, desta forma, têm a oportunidade de compreender que os alimentos vêm da terra. Podem ver o cuidado com o que plantamos, cuidamos e depois, colhemos”, ressalta a professora Mônica Santa Rosa, gestora da unidade escolar.

A horta é também fruto da parceria com a Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento). Para a realização do projeto, a empresa conta ainda com o apoio do Consórcio NE (NG INFRA E EFFICO), empresas prestadoras de serviço em Feira de Santana.

“As mudas vieram do viveiro da própria empresa e estamos felizes em poder incentivar uma produção com a participação direta das crianças”, atesta Julianne Lima, assistente social do Consórcio NE. Além dela, também participaram da atividade na escola Dayane Oliveira e Gilson Cazumbá, da equipe da Embasa. Gilson é membro do Comitê de Gestão Ambiental da empresa.

“Cada turma vai cuidar de um canteiro da horta, zelando, limpando e vendo crescer. Daqui a um tempo, faremos nossa colheita e usaremos as hortaliças na própria alimentação das crianças”, planeja a professora Mônica.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *