Meio Ambiente

Professores da Uefs passam a integrar conselhos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Três professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) tomaram posse nesta quarta-feira (12) nos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (Cepram) e de Recursos Hídricos (Conerh), órgãos que fazem parte, respectivamente, do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A docente Telma Cristina Silva Teixeira foi nomeada para o Conerh, Jorge Cajazeira para o Cepram, e Marjorie Nolasco, representando todas as universidades, para o Cepram.

A Uefs foi escolhida pelas demais universidades para assumir como titular o Conselho Estadual de Meio Ambiente. A professora Marjorie Nolasco é quem assume a função representando todas as instituições. “Isso tem um reconhecimento da importância da Uefs. A gente pretende fazer dessa representação uma rede em que as universidades possam dialogar e cada uma dentro da sua expertise, dentro dos seus conhecimentos e dentro da área onde atua, possa ajudar a sociedade civil e o Estado da Bahia a discutir as questões ambientais”, destacou.

A professora Telma Cristina Silva Teixeira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), assumiu como representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) na função de primeira suplente. “Como docente universitária e conselheira-representante da ABES junto ao Conerh, a nomeação amplia a responsabilidade na representação da sociedade civil. O compromisso é com a contribuição com o aprendizado e experiência adquiridos ao longo dos anos para uma governança e gestão sustentável dos recursos hídricos do Estado”, afirmou.

Representando o setor produtivo através da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o professor Jorge Cajazeira, também do DCIS, passa a ser conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Ele destacou a importância de aliar o conhecimento tecnológico e as informações, como as legislações, como fontes de pesquisas. “O Cepram é o conselho máximo de meio ambiente, que decide, por exemplo, sobre licenciamentos e discute sobre grandes projetos e multas de infrações ambientais. Tudo que é de meio ambiente no estado, de investimento até a multa, passa pelo Cepram”, explicou.

Saiba mais sobre os professores da Uefs

Marjorie Cseko Nolasco

Doutora em Geociências pela UFRGS, mestre em Geologia (Sedimentologia) e Geóloga pela Ufba. Atualmente é coordenadora do Campus Avançado da Chapada Diamantina da Uefs. Atua como conselheira no Conselho de Engenharia e Agronomia como suplente da Bahia na área de Geominas. É consultora voluntária do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), e sócia honorária da Sociedade União dos Mineiros (SUM) de Lençóis. Trabalha nas áreas de fronteiras da geologia com a história, a biologia e o meio ambiente, interfaces da ação geológica humana. O currículo completo da docente pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/3140556424871309.

Telma Cristina Silva Teixeira

Com doutorado em Engenharia Civil (UFRJ) na área de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e Saneamento, a professora é bolsista do CNPq em pós-doutorado (UFCG), mestre em Economia, coordenadora do Grupo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (GECIS/Uefs) e líder do Grupo de Estudos em Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Rhios). Tem experiência em projetos de pesquisa (FINEP e CNPq) na área de Recursos Hídricos e estudos nas áreas de economia com ênfase em Meio Ambiente e Saneamento. O currículo completo da docente pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/7427280816934542.

Jorge Emanuel Reis Cajazeira

Engenheiro Mecânico pela Ufba e Ph.D em Administração pela FGV/EAESP. Atua como Consultor Internacional na ABNT em Relações Institucionais na ISO, em Genebra, atualmente co-presidindo o grupo de ESG mundialmente. É membro do Conselho Técnico da ISO, sendo um dos 15 executivos internacionais que deliberam sobre as normas técnicas que regulam o comércio. Liderou a criação da norma ISO 26000 (Responsabilidade Social) e a ISO 38200 (Florestas Sustentáveis). É vice-presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fieb. O currículo completo do professor pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/0242181506466997.

Fonte: Ascom/UEFS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *