Meio Ambiente

Movimento Água é Vida pede à Câmara de Feira, lei que proíba restaurantes de vender óleo usado

A venda de óleo usado, por parte de restaurantes, para entidades ou voluntários que fazem o descarte correto do produto, deveria ser proibida por lei. A proposta está sendo feita pelo fundador e presidente do Movimento Água é Vida (MAV), José Carlos Souza. Ele representou a instituição em pronunciamento, hoje, na Tribuna Livre da Câmara, onde pediu  o apoio dos vereadores para apresentação de um projeto de lei com esta finalidade. O MAV atua neste município, há mais de duas décadas, buscando sensibilizar os estabelecimentos comerciais e a população a fazer o descarte adequado do óleo de cozinha utilizado, evitando os danos significativos ao meio ambiente causados pelo produto, a exemplo da impermeabilização do solo, entupimento de ralos e canos, enchentes e contaminação dos lençóis freáticos. 

José Carlos observa que a medida, uma vez adotada pelo Poder Legislativo, reforça o comprometimento da vereança com os cuidados para com a água, a saúde e o meio ambiente do Município. Ao longo dos seus 26 anos de atividades, a Organização Não-Governamental tem vários serviços prestados, como a contribuição para a elaboração de um projeto de iniciativa popular cujo objetivo foi reverter a privatização da Embasa. Dentre outras ações, promoveu a discussão sobre a criação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Conselho Municipal do Meio Ambiente. 

PETRÔNIO: “Cuidar é muito mais barato que despoluir” 

Promover ações sustentáveis e sensibilizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente “é muito mais barato do que tentar despoluir”, opina o vereador Petrônio Lima (Republicanos). Em concordância com José Carlos, ele alerta para os problemas do descarte incorreto de materiais em locais que não têm saneamento básico. Em Feira de Santana, esta atitude, ele diz, é um dos principais fatores que causam a poluição do Rio Jacuípe: “Nunca conseguiram revitalizar o Rio Tietê, fica o alerta”.

Fonte: ASCOM-CMFS

Foto: Marcio Garcez Vieira / ASCOM-CMFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *