Política

Lei amplia ações de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista

Seminários, palestras e cursos vão ser realizados em Feira de Santana, anualmente, a Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim preconiza um projeto de lei aprovado hoje (10) em segunda votação, pela Câmara, de iniciativa da vereadora Lu de Ronny (MDB). A campanha de esclarecimento acontecerá na primeira semana de abril e deve ser incluída no Calendário Oficial do Município. O Poder Executivo será responsável por realizar diversas ações por meio de suas secretarias, visando promover a capacitação do público interessado. Também proporcionará treinamentos para os profissionais que atuam nas áreas de saúde e educação.

Segundo Lu de Ronny, o objetivo é possibilitar que as pessoas, dentro do espectro autista, recebam tratamento adequado e sejam inseridas na sociedade. Com atividades abertas ao público, os familiares e responsáveis por jovens e crianças autistas também receberão treinamento e orientações. “Sem a devida capacitação e apoio do Poder Público, o Transtorno do Espectro Autista traz muitas dificuldades para profissionais e familiares que não sabem como lidar com as crianças em diversas situações”, justifica.

Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e adotado em todo o Brasil, o Abril Azul é um mês de campanha internacional com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o autismo e dar visibilidade ao transtorno. Também em nível mundial, é comemorado, anualmente, em 02 de abril, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Fonte: Ascom/CVFS

Foto: Divulgação Assembleia Legislativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *