Saúde

Especialista ensina a manobra de desengasgo e alerta pais

O engasgo em bebês é uma situação de emergência que pode ocorrer de forma repentina e demanda ação imediata para evitar complicações mais graves. Segundo Filipe Alves, pediatra do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, alguns sinais devem alertar os pais e responsáveis para uma possível aspiração, tais como tosse persistente, chiado no peito, falta de ar súbita, rouquidão, e alterações na coloração dos lábios e unhas.

Para orientar sobre como agir nessas situações, o especialista destaca a importância da manobra de desengasgo, especialmente para bebês com menos de um ano. A técnica consiste em realizar cinco batidas com a mão na região das costas da criança, enquanto ela estiver de cabeça para baixo, seguidas de cinco compressões na frente do corpo, na região do esterno, até que o corpo estranho seja expelido ou a criança recupere a respiração normal.

“Essa manobra é de utilidade pública, todos os pais e responsáveis devem aprender a fazê-la, principalmente em casos de emergência, evitando assim um problema maior”, ressalta o médico Filipe Alves. Ele enfatiza que, caso alguém não saiba como realizar a manobra corretamente, é fundamental buscar orientação com um pediatra para esclarecer dúvidas e receber instruções precisas.

Além disso, o especialista enfatiza que os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser realizados até que seja possível o atendimento especializado em um serviço de emergência, como Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ou o hospital. Vítimas inconscientes, por exemplo, necessitam de atendimento hospitalar imediato.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Victória Seixas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *