Ciência e Tecnologia

Projeto de estudantes feirenses é selecionado para mostra científica, em Alagoas

Estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Saúde do Centro Baiano, localizado em Feira de Santana, garantiram uma vaga na Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia da Escola Professora Izaura Antônia de Lisboa (Mocitepial), que ocorrerá de 6 a 8 de novembro, em Arapiraca, no Estado de Alagoas. Os alunos apresentarão o projeto “Visita de estudantes ao Museu Antares de Ciência e Tecnologia, na perspectiva da aprendizagem interdisciplinar de Astronomia”, que foi desenvolvido como uma metodologia de aprendizagem para integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a Educação Profissional e Tecnológica.

Criado pelos estudantes Ana Carolina Ferreira Machado, 18 anos; Cláudio de Jesus Santana, 20 anos; e Flávio Coutinho Pimenta, 17 anos, o projeto tem como objetivo analisar como a visita de estudantes a espaços museais, aliada a trabalhos teórico e práticos, reflete na aprendizagem de temas relacionados à Astronomia. Para tanto, os estudantes realizaram um estudo quali-quantitativo, de caráter exploratório com 11 estudantes do Ensino Médio. “Preparamos um questionário para entender como a aprendizagem interdisciplinar dos estudantes se processa durante a visita e analisamos se os alunos fizeram alguma correlação entre o ambiente dos museus e a Astronomia. A partir disso, criamos gráficos para analisar os resultados”, explicou Cláudio.

Inicialmente, o projeto foi selecionado e apresentado na Milset Brasil 2024. Na cerimônia de premiação deste evento, eles foram credenciados para participar do Mocitepial 2024. Além dessa mostra, o projeto foi classificado em primeiro lugar na categoria Ciências Exatas da Etapa Territorial da 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia, promovida pelo Núcleo Territorial de Educação do Portal do Sertão (NTE 19). Este reconhecimento destaca a excelência e a relevância da pesquisa realizada pelos estudantes.

Para o professor-orientador, Rodrigo de Queiroz Oliveira, ver o projeto dos seus alunos ser exibido em uma mostra científica em outro Estado é uma sensação prazerosa. “É gratificante oportunizar a iniciação científica na Educação Básica, buscando atrair estudantes baianos para a carreira científica. Além disso, desejamos estimular visitas a museus espalhados pela Bahia”, comentou.

Fonte: Ascom/SEC

Foto: Ascom/SEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *