Política

Enfermeiras se destacam na gestão das unidades de saúde em Feira

Os principais órgãos e unidades de saúde de Feira de Santana são geridos por mulheres enfermeiras. Desde a Secretaria Municipal de Saúde até o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues, elas assumem, cada vez mais, o protagonismo em cargos administrativos. Na sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Enfermagem, realizada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (12), o vereador Silvio Dias (PT) disse que este é um merecido reconhecimento da importância da categoria.

Diretora do HGCA, a enfermeira Cristiane França diz que, durante o curso de Enfermagem, os alunos são capacitados com disciplinas referentes à administração hospitalar: “É uma das poucas profissões que, ao decorrer do curso, oferta disciplinas que falam sobre gestão”. Em meio aos desafios da atividade, a enfermeira Dart Clair ressalta a importância de profissionais da enfermagem ocuparem cargos de representação. “Somos uma categoria majoritariamente feminina e que realiza um trabalho de manutenção da vida. Por muitas vezes fomos invisíveis, mas essenciais. Estamos em todos os cenários do cuidado, desde o nascimento até a morte”.

O protagonismo das enfermeiras em Feira de Santana também remete à história do Dia Internacional da Enfermagem, que homenageia Florence Nightingale, enfermeira inglesa considerada marco na profissionalização da enfermagem moderna. No Brasil, a data foi instituída em meados dos anos 40, em homenagem à enfermeira baiana Ana Néri, primeira a se alistar voluntariamente em combates militares. “As mulheres, mais uma vez, dando exemplo e abrindo caminhos”, disse a presidente da Câmara Municipal, vereadora Eremita Mota.

Fonte: Ascom/CVFS

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *