Educação

Estudantes de escolas municipais de Feira criam maquetes que simulam ambientes sustentáveis

Os estudantes do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Prof. Maria José Dantas Carneiro, no Caseb, apresentaram maquetes construídas nas aulas de Educação Ambiental e Sustentabilidade. A exposição foi realizada nesta terça-feira (6) em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na última segunda (5).

“A ideia era fazê-los compreender as mudanças e os processos do meio ambiente. Nas maquetes são retratados quatro tipos de ambiente, sendo o natural, artificial, cultural, do trabalho e alguns termos, como recursos naturais, poluição, coleta de lixo, aterros sanitários e desmatamento”, explica Aniele Silva de Oliveira, professora de Educação Ambiental

Allan, aluno do quarto ano, deixou a imaginação fluir em papéis que seriam descartados no lixo. “Fiz árvores, animais e um rio para caracterizar o ambiente natural”.

A programação foi aberta à comunidade e Karoline Oliveira, mãe de estudante, aproveitou para prestigiar a apresentação. “É um momento de expor a criatividade dos estudantes, um incentivo a conhecer melhor o meio ambiente e como a gente pode ajudar a cuidar do planeta”, pontuou.

As atividades ocorrem ao longo do ano na Educação Municipal, a exemplo da Escola Municipal Acioly Silva Araújo cuja garotada mantem contato com hortas e colhe tudo que é plantado, servindo de consumo para os próprios estudantes, professores e colaboradores.

“Aqui a gente planta, acompanha, cuida e aprende”, resumiu Nayla Souza, estudante do 5º ano.

A unidade escolar também serve como Ecoponto para coleta de óleo, tampas de garrafa pet e materiais eletrônicos de pequeno porte.

“Tudo isso pensando em reforçar a consciência e a responsabilidade dos alunos em relação ao meio ambiente”, reforça Mirth de Queiroz, vice-diretora da escola.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Milena Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *