Política

Tecnologia jamais poderá substituir figura do advogado, afirma presidente da OAB-Feira na câmara de vereadores

A tecnologia, por meio de recursos como a digitalização e a inteligência artificial, impõem à advocacia um novo tempo, mas “jamais se poderá substituir a figura do advogado”. Esta é a convicção do presidente da Subseção Regional da Ordem dos Advogados do Brasil em Feira de Santana, Raphael Pitombo. Ele falou sobre o tema durante a sessão solene realizada hoje (11), pela Câmara Municipal, para celebrar a data em homenagem desta categoria. “Somos alma e paixão na defesa dos nossos representados”, afirmou, em pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, da Casa da Cidadania. O evento, iniciativa do Legislativo, foi proposto pelo vereador Sílvio Dias (PT) e a cerimônia, conduzida pela presidente Eremita Mota (PSDB). Representantes do Judiciário, Polícia Militar, Poder Executivo, Procuradorias jurídicas do Município e da Câmara, dentre outros, participaram da sessão.

Em pronunciamento logo após a palestra principal do dia, proferida pela sua colega, a experiente Beatriz Lisboa Pereira, o dirigente da OAB disse que é importante fortalecer a união entre os profissionais da advocacia, diante da necessidade de buscar a igualdade para todos, estabelecida nos preceitos constitucionais. Para ele, a construção de um pais mais justo e mais integrado é o ideal dos advogados, que  defendem algumas prerrogativas consideradas “inegociáveis”.

Também discursaram na sessão solene os advogados Sérgio Carneiro e João Velloso. Ex-deputado federal, deputado estadual, vereador e atualmente secretário municipal de Transportes e Trânsito de Feira de Santana, Sérgio foi autor, no Congresso Nacional, da emenda constitucional número 66, que suprimiu  o instituto da separação judicial e eliminou o prazo de dois anos para o divórcio direto. Além disso, foi relator, na Câmara Federal, do Código de Processo Civil. “Defendemos a vida, a liberdade e o direito dos outros”, disse ele, sobre a advocacia. O vetereano advogado João Velloso comparou a carreira com a de vereador. Segundo ele, ambas tem como principal instrumento de trabalho a palavra; “defende-se  aqui, como no escritório de advocia, o povo e suas necessidades”.

O deputado federal Zé Neto relembrou de sua trajetória nos estudos, para formar-se em Direito e se tornar advogado. Falou do peso que tem está profissão para a garantia da liberdade de expressão e da democracia e fez um reconhecimento aos profissionais mais antigos, que “semearam” a terra para que esta geração possa hoje estar atuando sem as restrições do passado.

Autor da sessão solene e também advogado, o vereador Silvio Dias, afirmou ter orgulho e profunda admiração pela advocacia, com seus  princípios de justiça, liberdade e cidadania. “Os advogados e advogadas são essenciais e indispensáveis para o exercício de uma democracia cada vez mais efetiva e para a garantia de uma sociedade mais justa”, disse, lembrando que estes profissionais entram em ação toda vez que há conflito nas relações sociais ou quebra das normas estabelecidas. Presidente da sessão comemorativa, Eremita Mota lembrou que hoje também se comemora o Dia do Juiz e pediu aos presentes uma salva de palmas, homenageando a classe na pessoa da juíza Lina Falcão, presente na Mesa. Para a vereadora, os magistrados são “fundamentais nas relações da humanidade”.

Fonte: Ascom/CVFS

Foto: Divulgação – Ascom/CVFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *