Cultura

Aberto das Artes reúne grande público e é marcado pela diversidade cultural

Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram mais uma edição do ”Aberto das Artes”, evento promovido pelo Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) na sexta-feira (22). Uma programação marcada pela diversidade cultural, reafirma o compromisso que a Uefs tem, através do Cuca, de manter-se como uma das maiores instituições fomentadoras das manifestações artísticas da cidade.

”Com o Aberto das Artes a gente busca transformar o Cuca num palco para as manifestações dos diferentes artistas nas várias linguagens existentes em Feira de Santana. E tudo isso num lugar só, vira uma espécie de vitrine do cenário cultural feirense. É uma maneira também de mostrarmos um pouco do que a gente faz em termos de oficinas, em termos de produções artísticas. Este é o momento que o público tem pra entrar aqui e ver essa panorâmica”, explicou Aldo Moraes, diretor do Cuca.

Ao longo da programação, mais de 100 atividades permaneceram acontecendo de forma simultânea. A banda Camutiê se apresentou no palco principal e de acordo com Júlia Pinho, vocalista, foi uma experiência muito válida. ”Participar do Aberto pra mim é indescritível. Tenho dez anos com a banda e há 9 eu faço parte deste evento. Cresci aqui no Cuca, sou aluna do curso de Geografia da Uefs, então, estar aqui é uma sensação maravilhosa. A cultura salva, a cultura liberta e eu sou uma testemunha disso”, afirmou.

Dentre os objetivos que formatam o Aberto das Artes está o de abrir as portas do Cuca para que a comunidade feirense conheça um pouco do que é produzido em termo de arte, de cultura. Esta curiosidade foi despertada em Victor Leão, aluno do 9º ano da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, que se disse encantado por tudo que viu. ”Nunca tinha vindo aqui, pretendo agora sempre voltar. Esta é uma grande oportunidade de adquirir novos conhecimentos e melhorar a minha vida enquanto estudante”, disse.

A programação do Aberto das Artes se estendeu até as 22h e foi encerrada com apresentação da Banda Afro Lua Negra. O evento foi avaliado de forma positiva por parte da comissão organizadora, que destacou ter tido as expectativas superadas. Outro fato ressaltado pelo diretor do Cuca, Ado Moraes, é que o Museu Regional de Arte (MRA), recebeu um público recorde em relação a outras edições do Aberto.

Fonte: Ascom/UEFS

Foto: Edvan Barbosa – Ascom/UEFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *