Natureza

A Bahia será destino da expedição DARWIN200 na ‘Década dos Oceanos’

Mesa Redonda: ‘A Bahia na Década dos Oceanos’

Considerando suas atribuições no âmbito do Gerenciamento Costeiro do Estado da Bahia, a Sema, por meio da Superintendência de Políticas e Planejamento Ambientais – SPA e da Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Ambiental – SIDA, promoverá uma Mesa Redonda para a cerimônia receptiva de chegada da expedição DARWIN200 em Salvador, sob o tema: ‘A Bahia na Década dos Oceanos’. O momento de debate acontece no dia 18 de outubro e tem o objetivo explorar soluções transformadoras, com base na ciência oceânica.

Líderes Darwin: Programa de liderança para jovens conservacionistas

Permanecendo a bordo, enquanto o navio está atracado em portos importantes durante uma semana de cada vez, estarão pequenos grupos dos jovens naturalistas e conservacionistas mais capazes do mundo, chamados de “Líderes Darwin”. Com idades entre 18 e 27 anos, eles estão sendo escolhidos para completar um programa de treinamento de liderança envolvente e transformador, com base em sua notável demonstração de ações de conservação. Os líderes multinacionais Darwin serão orientados por especialistas locais em conservação que orientarão e supervisionarão os seus esforços.

A intenção é promover um valioso intercâmbio de competências para que os Líderes Darwin regressem aos seus países de origem capacitados com experiências e ideias que utilizarão durante o curso das suas carreiras na conservação. A Bahia será representada durante a excursão através da participação de jovens líderes pré-selecionados, os quais navegarão ao lado dos pesquisadores até o próximo destino do Oosterschelde.

Os Líderes de Darwin selecionarão uma espécie de animal ou planta, avaliarão o status de sua população e como ela mudou nos dois séculos desde a visita de Darwin, aprenderão sobre as iniciativas de conservação atualmente em vigor para protegê-la e investigarão suas próprias ideias para melhor conservar as espécies escolhidas em o futuro.

DARWIN200 é uma viagem global pioneira de dois anos (2023-2025) de 40.000 milhas náuticas a bordo do histórico navio Oosterschelde para treinar e capacitar 200 jovens líderes conservacionistas determinados e inspirar soluções para os maiores desafios ambientais do nosso planeta. O veleiro Oosterschelde, de bandeira holandesa, foi originalmente construído em 1917 e maravilhosamente restaurado. A rota da viagem vai para todos os principais portos visitados por Darwin e alguns extras, mas não atravessa o Oceano Índico.

Fonte: Ascom Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *