Geral

Curso no Hospital da Mulher de Feira de Santana aprimora segurança no preparo de medicamentos

O Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), o Hospital da Mulher, está promovendo um curso teórico-prático voltado para o preparo, administração e cálculo de medicamentos. Realizado nesta terça-feira, 27, o curso visa aprimorar as práticas dos profissionais de saúde da unidade, especialmente voltado à segurança dos pacientes durante os procedimentos realizados.

A enfermeira Cleonara Ferreira, coordenadora da educação permanente e especialista em neonatologia pediátrica, destaca a importância desta iniciativa. “Estamos promovendo um curso voltado para o preparo e administração seguros de medicamentos, com ênfase nas particularidades do cuidado neonatal. Nosso objetivo principal é reforçar a cultura de segurança do paciente, garantindo uma assistência de qualidade para as pacientes mulheres e neonatos que são atendidos em nossa unidade”.

Durante o curso, os participantes têm a oportunidade de aprender sobre o uso adequado da tabela de padronização de diluição e estabilidade de medicamentos parenterais neonatais. Essa tabela é uma ferramenta fundamental para garantir a segurança na preparação e administração de medicamentos para recém-nascidos, levando em consideração suas características específicas.

Além disso, são abordados os cuidados essenciais para prevenir eventos adversos relacionados à natureza das soluções medicamentosas, como incompatibilidade entre substâncias e perda de estabilidade. Os participantes aprendem a seguir as orientações da tabela em relação à incompatibilidade de substâncias, evitando misturar medicamentos na mesma solução ou seringa, o que pode gerar interações medicamentosas e causar danos graves ao paciente.

Jamaris Cedro, técnica de enfermagem, expressa sua gratidão pela oportunidade de participar do curso. “É uma iniciativa maravilhosa do HIPS proporcionar esse treinamento para nós técnicos e enfermeiros da unidade. Aqui, estamos aprimorando nossos conhecimentos, aprendendo a manejar os materiais de forma mais segura e compreendendo a importância do timing na administração dos medicamentos. Parabenizo a equipe pelo compromisso em manter-nos atualizados e, assim, melhorar constantemente nossa prática clínica”.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Fátima Brandão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *