Saúde

Hospital da Mulher celebra 22 anos do Método Canguru com programação especial

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realiza hoje (28) um evento especial para celebrar os 22 anos de implementação do Método Canguru na cidade. O evento, que acontecerá no Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, contará com atividades educativas e uma celebração, reforçando a importância desse modelo de assistência neonatal que tem salvado vidas de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

Durante o turno da manhã, profissionais do bloco neonatal participarão de um workshop ministrado pelo Dr. Sergio Marba, renomado neonatologista, pesquisador da Rede Brasileira de Pesquisas Neonatais (BPN) e consultor técnico do Ministério da Saúde. Na oportunidade o especialista vai compartilhar seus conhecimentos e experiências sobre o Método Canguru.

Às 14 horas, a comemoração se abrirá para um público mais amplo, incluindo a presença da primeira equipe que implantou o método em Feira de Santana e tutores do Método Canguru da Bahia. A celebração faz parte das atividades que antecedem o I Congresso Materno Infantil, que será realizado nesta quinta (29) e sexta-feira (30).

Importância do Método Canguru

De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, o Método Canguru é um modelo de assistência neonatal iniciado durante a gravidez de risco e que se estende até a alta hospitalar do recém-nascido. “Nós somos referência no Método Canguru em Feira de Santana. Recebemos mulheres de várias regiões do estado e de outras maternidades que não possuem o método, que vem salvando vidas de recém-nascidos prematuros e prematuros extremos, aqui no Hospital da Mulher”, destacou Gilberte.

Ela também ressaltou que, além dos benefícios para a saúde dos recém-nascidos, o método apresenta a vantagem de ser de baixo custo tanto para a unidade hospitalar quanto para os pais. “Por isso, tem sido implementado e incentivado pela gestão municipal, visando a recuperação dos recém-nascidos”, explicou a gestora.

Assistência humanizada ao recém-nascido

Sabrine Cortiana, fisioterapeuta e tutora do Método Canguru pelo Ministério da Saúde, reforça a relevância dessa abordagem. Atualmente coordenadora do núcleo de qualidade e segurança do paciente do Hospital Inácia Pinto dos Santos (HIPS), Sabrine explicou que o Método Canguru é uma política nacional que visa prestar assistência humanizada a recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso e suas famílias. A metodologia inclui práticas como incentivo ao aleitamento materno, fortalecimento do vínculo familiar e promoção do contato pele a pele precoce. “A presença dos pais e o contato pele a pele reduzem o tempo de separação entre o bebê e a família, proporcionam estímulos sensoriais positivos, reduzem o risco de infecção, estresse e dor, além de serem fatores de neuroproteção para o desenvolvimento desses bebês”, afirmou.

Com 22 anos de implantação, o Método Canguru se consolidou como uma ferramenta essencial na assistência neonatal da Fundação Hospitalar de Feira de Santana. “Celebrar essa data é reconhecer a dedicação de toda a equipe e os avanços que conseguimos na qualidade de vida dos nossos pequenos pacientes ao longo dessas duas décadas”, finalizou Sabrine.

Fonte: SECOM/PMFS

Imagem: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *