Agricultura

Comerciantes inovam nos produtos para chamar a atenção do público na Expofeira

A 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024) segue até este domingo (8) com uma programação variada. O evento oferece uma experiência ainda mais completa para quem deseja apreciar e adquirir produtos artesanais e da agricultura familiar, além de explorar uma diversificada seleção gastronômica que celebra a culinária regional no Caminho da Roça – espaço destinado aos pequenos agricultores dos distritos e empreendedores do município. No local, os comerciantes inovam para se diferenciar.

É o caso da gastróloga Ivonete Ribeiro Silva. Com uma proposta inovadora, o “tapioburguer” – um hambúrguer que substitui o pão pela tapioca – tem chamado a atenção dos frequentadores. O lanche leva no preparo carne artesanal acompanhada com queijo, presunto, cebola caramelizada, tomate, alface e mais um ingrediente secreto preparado pela idealizadora do prato. 

“Ano passado participei de um festival onde inventei o hambúrguer que ao invés do pão é a tapioca. Nesse prato vai a carne artesanal que eu mesmo preparo em um formato diferente. A maioria dos hambúrgueres a carne é redonda, mas no meu é quadrada. O modelo foi feito para encaixar todo o espaço do beiju, porque quando dobra, tem espaço que fica com recheio, outro não. Então, é a carne quadradinha. Coloco todos os ingredientes e mais um segredinho da chefe. Assim que eu sugiro, gera curiosidade e logo se surge a dúvida pelo nome e eu conto a história dele”, explica. 

A gastróloga conta que as pessoas se encantam com a ideia de unir tapioca e hambúrguer. Ivonete, que já morou no Rio de Janeiro, desenvolveu a receita ao voltar para o Nordeste, observando que aqui a mandioca é muito presente na culinária.

“Esta a minha primeira vez na Expofeira. Estou encantada com a reabertura do parque. Está tudo muito bonito e bem organizado”, citou.

Ainda no ramo alimentício, Cecília Almeida oferece uma variedade de alimentos e produtos na Expofeira, entre eles doces, salgados, licores e cervejas. Para ela, o evento é uma oportunidade de faturar uma renda extra.

“Todos nós ficamos muito felizes com o retorno da Expofeira este ano, principalmente os comerciantes. O movimento está ótimo, estamos conseguindo faturar legal. Os shows ajudam a atrair o público para conhecer os estandes. Não tenho nada o que reclamar”, comentou a vendedora.

Desde 2014, a artesã Maria Heloisa de Carvalho Gomes, da Associação Comunitária Rural de Mantiba, monta seu estande no tradicional Caminho da Roça, onde vende artesanatos confeccionados por ela mesma, como bonecas de pano, chaveiros e bichinhos de pelúcia. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 90. 

“Vendo aqui chaveiro, bonecas, bichinhos de pelúcia e panos de prato, tudo o que as crianças adoram. O meu artesanato é bem diversificado. Desde domingo a Expofeira tá sendo ótima pra mim, com um movimento maravilhoso de pessoas. Estou conseguindo tirar uma renda extra com o meu trabalho artesanal”, comentou.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Valto Novaes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *