Uncategorized

Transformações na alimentação escolar em Feira de Santana garantem qualidade e variedade

O fortalecimento da segurança pública em Feira de Santana foi o tema central de uma reunião entre o prefeito Colbert Martins Filho, o governador Jerônimo Rodrigues, e diversas autoridades nesta terça-feira (15), na sede da Secretaria Estadual de Segurança Pública, em Salvador. Durante o encontro, foram definidas medidas conjuntas, como a integração das câmeras de monitoramento do município e do estado e o aprimoramento da capacitação da Guarda Municipal. O encontro acontece em um contexto de crescente violência na cidade, que já contabiliza mais de 300 homicídios em 2024.

“O prefeito solicitou essa audiência na semana passada para tratarmos do tema. Hoje, nos reunimos e, com essa conversa, decidimos criar um grupo de trabalho que já sai com respostas concretas para algumas questões. Na próxima terça-feira (22), voltaremos a nos reunir para começar a elaboração de um plano de segurança pública para Feira de Santana”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Colbert Martins Filho reforçou a importância da parceria entre município e estado. “Foi uma reunião objetiva. O governador trouxe resultados importantes, nós apresentamos nossa visão sobre a segurança na cidade e ficou acertado que trabalharemos juntos para ampliar as ações. Feira de Santana tem mais de 300 câmeras que podem ser integradas às da Polícia, o Estado vai treinar nossas tropas, mas esse é apenas o início. Vamos avançar com ações mais amplas através do grupo técnico, que voltará a se reunir na semana que vem”, destacou o prefeito.

Além do governador e do prefeito, participaram da reunião o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner; a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho; o secretário municipal de Prevenção à Violência de Feira de Santana, Saulo Figueiredo, entre outras autoridades.

Ações do município

Durante o encontro, Colbert Martins Filho apresentou algumas das ações já implementadas pela prefeitura. Entre elas, a construção da sede da 64ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) no Centro de Abastecimento e a revitalização da sede da Polícia Militar no distrito de Humildes. O prefeito também destacou o funcionamento do centro de monitoramento da cidade, que opera com mais de 300 câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e leitura de placas de veículos.

Guarda Municipal

A Guarda Municipal de Feira de Santana conta atualmente com um efetivo de 244 agentes, que atuam em operações de patrulhamento, apoio a eventos e ações de fiscalização em conjunto com outras secretarias municipais. A corporação dispõe de 26 veículos, drones, armamento moderno e equipamentos de proteção, garantindo uma presença efetiva nas áreas públicas da cidade.

Iluminação Pública

Outro ponto destacado foi o avanço do projeto Luz da Gente, que modernizou 96% da iluminação pública urbana com a substituição de lâmpadas convencionais por tecnologia LED. Na zona rural, o índice de modernização já alcançou 94%, totalizando 46.500 pontos de iluminação renovados em todo o município. Além da durabilidade, os novos postes são equipados com chips que permitem manutenção preventiva, antecipando falhas, e preditiva, que possibilita a substituição de componentes antes do fim da vida útil.

Próximo encontro

A próxima reunião entre os governos municipal e estadual está agendada para o dia 22 de outubro, quando serão discutidas ações mais detalhadas, incluindo áreas prioritárias, como o entorno da rodoviária. A intenção é definir estratégias que reduzam os índices de violência e ampliem a sensação de segurança para a população.

Fonte: SECOM/PMFS

Fotos: Thuane Maria/GOVBA

Transformações na alimentação escolar em Feira de Santana garantem qualidade e variedade

A alimentação escolar da rede municipal de ensino de Feira de Santana passou por mudanças importantes em 2024, com a inclusão do desjejum para todos os alunos e a adoção de um modelo de gestão terceirizada para o fornecimento dos alimentos. Essas mudanças têm como objetivo melhorar a qualidade das refeições e diversificar o cardápio. Nesta quarta-feira (16) é celebrado o Dia Mundial da Alimentação.

Anteriormente, entre 2021 e 2023, o modelo de gestão da alimentação escolar era centralizado. Isso significava que a própria prefeitura realizava a compra, distribuição e gerenciamento da merenda, incluindo a logística e o trabalho das merendeiras. Nesse período, foram entregues mais de 2.219 toneladas de alimentos nas escolas, segundo Carlyane Silva, chefe de apoio ao estudante.

Em 2024, com o novo modelo terceirizado, uma empresa especializada assumiu toda a cadeia produtiva da alimentação escolar, desde a compra e distribuição até a contratação de merendeiras e nutricionistas que atuam diretamente nas escolas. Essa mudança permitiu a inclusão de uma maior variedade de frutas, legumes e verduras no cardápio mensal, oferecendo refeições mais nutritivas e equilibradas.

Uma das principais mudanças implementadas foi a inclusão do desjejum para todos os alunos. Agora, os estudantes que frequentam escolas em tempo parcial fazem duas refeições: o desjejum ao chegarem à escola e o lanche no horário regular. Já os alunos da Educação em Tempo Integral fazem três refeições: desjejum, almoço e lanche.

Os cardápios são organizados conforme a modalidade de ensino, levando em conta as necessidades nutricionais de cada faixa etária:

Creche e Pré-escola (Integral) recebem desjejum, almoço e lanche da tarde, com prioridade para frutas, verduras e refeições reforçadas.

Ensino Fundamental (Parcial): os alunos fazem o desjejum ao chegar e um lanche durante o turno.

Educação de Jovens e Adultos (EJA): possui um cardápio ajustado à rotina dos estudantes, com refeições mais leves e balanceadas.

Carlyane Silva explicou que, além das mudanças no modelo de gestão, houve um avanço significativo na inclusão de alimentos mais saudáveis. “O novo modelo de gestão nos permitiu aumentar a variedade de alimentos. Frutas e verduras estão presentes regularmente, garantindo uma alimentação mais saudável para os estudantes.”

Com o novo sistema, a rede municipal está garantindo refeições balanceadas e adequadas às necessidades nutricionais dos alunos. Até agosto de 2024, já foram servidas 11.201.340 refeições, segundo a chefe de apoio ao estudante.

A inclusão de refeições mais reforçadas e nutritivas visa, além de melhorar o desempenho escolar, contribuir para a saúde e o bem-estar dos alunos, especialmente nas creches e pré-escolas, onde a prioridade é oferecer alimentos frescos e nutritivos.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: Jorge Magalhães – SECOM/PMFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *