Saúde

Comitê de Investigação de Transmissão Vertical da Sífilis e HIV será lançado nesta quarta

O lançamento acontece no auditório da SMS, às 14h

Observando a necessidade de combater um importante problema de saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) irá lançar nesta quarta-feira, 11, o Comitê Municipal de Investigação de Transmissão Vertical da Sífilis e HIV. O lançamento acontece no auditório da SMS, às 14h. 

A transmissão vertical ocorre quando a mãe, portadora alguma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), transmite a doença para o bebê durante a gestação, parto ou, em alguns casos, até mesmo durante a amamentação. Durante a gestação pode causar graves riscos, como abortamento, natimortalidade, parto prematuro, doenças congênitas e pode levar até a morte do recém nascido. 

O objetivo do Comitê é identificar esses agravos e analisar os eventos que estão relacionados a essa transmissão, adotando estratégias de prevenção. 

“Essa é uma recomendação feita pelo Ministério da Saúde, para que a gente possa identificar onde está a falha. Se é na rede básica ou se está associada a falta de assistência ou de informação dos usuários. O fato é que a transmissão vertical pode ser evitada”, explica Érica Lima Araújo, Presidente do Comitê.

Fonte: SECOM/PMFS

Foto: ACM – SECOM/PMFS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *