ciência e saúde

Peixes invasores venenosos são capturados e outros três são avistados em Fernando de Noronha

Mais dois peixes-leão, espécie invasora e venenosa, foram capturados e três da mesma espécie foram avistados em Fernando de Noronha, informou o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) nesta segunda-feira (13). Com isso, subiu para sete Pterois volitans recolhidos na ilha em menos de dois meses e oito desde dezembro de 2020.

De acordo com os especialistas, essa espécie de peixe tem espinhos venenosos que contêm uma toxina que pode causar febre, vermelhidão e até convulsões aos seres humanos. O animal é um predador que pode consumir espécies endêmicas, que só ocorrem nessa região, e causar um desequilíbrio ecológico

As capturas dos dois peixes foram realizadas na sexta-feira (10) por mergulhadores treinados pelo ICMBio para identificar e pegar os bichos com segurança. Os peixes estavam no ponto de mergulho chamado de Laje dos Cabos, numa profundidade de 29 metros.

O instituto não divulgou o tamanho dos espécimes capturados, mas informou que seriam bichos adultos que vão ser encaminhados para análise dos pesquisadores do Projeto Conservação Recifal (PCR).

Fonte: Ana Clara Marinho/G1-PE

Foto: Sea Paradise/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *